POLYGALACEAE

Polygala vollii Brade

Como citar:

Raquel; Tainan Messina. 2014. Polygala vollii (POLYGALACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

4,563 Km2

AOO:

12,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente nos Campos de Altitude da Serra do Caparaó, em Minas Gerais (Marques, 1988; Pastore et al., 2013); foi registrada em altitudes que variam entre cerca de 1.900 e 2.700 m (CNCFlora, 2013).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2014
Avaliador: Raquel
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)
Categoria: EN
Justificativa:

Espécie endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva na Serra do Caparaó, em Minas Gerais (Pastore & Marques, 2009; Pastore et al., 2013). Ervas cespitosas típicas de áreas encharcadas dominadas por Sphagnum spp. em Campos de Altitude associados ao domínio Mata Atlântica (Pastore et al., 2013). Apresenta EOO de 112 km²; AOO de 20 km² e está sujeita a duas situações de ameaça, no Parque Nacional do Caparaó e no seu entorno (CNCFlora, 2013). São ameaças a espécie a expansão agrícola e extração de madeira, bem como atividades agropastoris na área de entorno da Unidade de Conservação (Oliveira, 2006). Considerando a especificidade de hábitat dessa espécie, os poucos remanescentes que ainda conservam esses ecossistemas e o intenso grau de ameaça a que estão suscetíveis, são necessários investimentos em pesquisa e em ações de conservação para a espécie e para os ecossistemas em questão.

Quantidade de locations: 2
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Desconhecido

Perfil da espécie:

Obra princeps:

A espécie foi descrita originalmente na obra Arch. Jard. Bot. Rio de Janeiro xiii. 24 (1954); é caracterizada pelas folhas linear-lanceoladas, alternas e patentes; flores róseas a purpúreas, em racemos curtos e densifloros (Marques, 1988).

População:

Detalhes: A população de P. vollii é descrita por alguns coletores como frequente em seu habitat natural (áreas encharcadas associadas aos Campos de Altitude) (CNCFlora, 2013).
Referências:
  1. CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: herb
Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Campos de Altitude, Refúgios Ecológicos Alto-montanos
Habitats: 4.7 Subtropical/Tropical High Altitude Grassland
Detalhes: Erva cespitosa, de 15 a 30 cm de altura; ocorre em áreas encharcadas dominadas por Sphagnum spp. nos Campos de Altitude associados à Mata Atlântica na Serra do Caparaó, no estado de Minas Gerais (Pastore et al., 2013; CNCFlora, 2013).
Referências:
  1. PASTORE, J.F.; LUDTKE, R. & FERREIRA, D.M.C. 2013. Polygalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB127260>
  2. CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>

Reprodução:

Detalhes: P. vollii floresce de setembro a fevereiro (Marques, 1988).
Fenologia: flowering (Sep~Fev)
Referências:
  1. Marques, M.C.M. 1988. Polígalas do Brasil V. Seção Polygala (Polygalaceae). Arquivos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro 29: 1-114.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie possui registros somente dentro dos limites do Parque Nacional do Caparaó (CNCFlora, 2013).
Referências:
  1. CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>